top of page

Quem somos?

 

A corridaamiga surgiu no início de 2014, fruto da iniciativa de corredores de rua já acostumados a se deslocar pela cidade utilizando seus pés que gostariam de auxiliar e inspirar a prática da corrida como mobilidade urbana. A proposta de criação dessa Rede surge a partir da transformação que o uso da corrida como meio de deslocamento provocou em nossas rotinas, nos proporcionando diversos benefícios: otimização de tempo, redução de custos, melhoria da qualidade de vida etc. Assim, nosso intuito principal é atuar como agentes multiplicadores, disseminando a prática da corrida como mobilidade urbana e levando a outros cidadãos esses benefícios.

Silvia Stuchi Cruz
Gestora ambiental pela EACH/USP, doutoranda em Política Científica e Tecnológica (DPCT/Unicamp)
Renato Mello
 Empresário e corre desde 2009

Silvia descobriu o "run commuting" nos seus estágios de pesquisa pela França e Finlândia.  Há três anos usa a corrida como meio de transporte para o trabalho e outros compromissos. Foi a forma que encontrou para otimizar tempo e, assim, continuar treinando. Após seu intercâmbio, voltando ao Brasil, conversou com seu amigo de faculdade, o JP, idealizador do Bike Anjo e tiveram a ideia de criar a Rede corridaamiga para inspirar a prática da corrida como mobilidade urbana. Daí, a Silvia saiu escrevendo emails para verificar quem toparia alavancar esse projeto com ela e o Renato (aqui ao lado --->) respondeu super empolgado, aceitando - com muita alegria-  esse convite!

Renato é grande entusiasta do esporte, principalmente da corrida e sofre demais quando precisa do seu carro. Para ele, a corrida como meio de transporte abriu novos caminhos e novas sensações em relação a cidade de São Paulo, onde mora. Sensações estas que dificilmente poderia descobrir dentro de um carro.  O Renato deseja passar tudo isso para outros corredores, mostrar que a corrida ativa, além de um excelente meio de locomoção pode ser um novo canal de experiências e descobertas!

Rede corridaamiga pelo Brasil

Os atendimentos são realizados da seguinte maneira: após o preenchimento dos pedidos no site, cruzamos os dados com o corredor voluntário mais próximo da região solicitada, que se possível realizam o trajeto em conjunto e/ou fornecem, voluntariamente, instruções e informações aos iniciantes no uso da corrida como mobilidade urbana sobre as melhores rotas, como correr na rua, o uso das calçadas, o respeito ao pedestre, a logística de roupas, equipamentos e itens indispensáveis para o uso da corrida como meio de deslocamento.

Até fevereiro de 2016, o grupo recebeu cerca de 200 pedidos de Corridaamiga, em sua maioria nos grandes focos de trânsito da cidade de São Paulo. Atualmente, a Rede conta com mais de 130 corredores voluntários espalhados pelas 5 regiões do país.  

bottom of page