top of page

                                                         SAÚDE

O peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. Dados do IBGE (2010) mostram que 50% dos brasileiros estão acima do peso e 16% são considerados obesos. A saúde da população brasileira é espelho do estilo de vida urbano que contempla: inúmeras horas sentado (seja no carro ou seja no trabalho); pouca ou nenhuma atividade física; acordar já cansado; dores de cabeça e/ou tensão muscular etc. 

                                                        TRÂNSITO

  O número de veículos na cidade de São Paulo aumentou 15% de 2008 para 2012, chegando a 7,5 milhões de unidades (CET, 2012). Observa-se que não são os carros que  provocam o trânsito, são as pessoas dentro deles. Ou seja, correndo você deixa de “SER O TRÂNSITO”. Como a corridaamiga incide, especialmente, em distâncias de até 10 km, estamos lidando com um raio relativamente pequeno da cidade, mas que, por outro lado, são os grandes focos de trânsito.

O relatório de 2004 da fundação canadense “The Heart and Stroke” aponta que a cada quilômetro a mais de deslocamento ativo por dia reduz-se em média 5% as chances de um indivíduo se tornar obeso, enquanto que, a cada hora por dia desperdiçada no trânsito, elevam-se em 6% as chances de obesidade. Atividades físicas contribuem para uma boa saúde física e mental. A prática da corrida como meio de deslocamento traduz-se em uma rotina perfeita, ou seja, não há mais desculpas como “não tenho tempo para treinar” ou “hoje estou sem motivação”. Assim, a corridaamiga pode ser uma das soluções para os problemas do tempo desperdiçado no trânsito e a falta de tempo para praticar atividade física, transformando esses valiosos minutos/ horas em um transporte ativo!

                                               REDUÇÃO DE CUSTOS

O conceito de “sustentabilidade” contempla o tripé: social, ambiental e econômico. É considerável a redução de custos para o praticante da mobilidade urbana sustentável, por meio da corrida, com: combustível, estacionamento, manutenção do carro, transporte público etc. 

                                                   POLUIÇÃO

Em São Paulo, cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de problemas causados pela poluição do ar, sobretudo, devido a doenças cardiorrespiratórias e câncer de pulmão. O “custo” da poluição para a saúde – incluindo internações, mortalidade e redução da expectativa de vida - chega a US$ 1,5 bilhão de dólares (Saldiva, 2013). Cerca de 95% da poluição atmosférica é provocada pelos veículos movidos a combustíveis fósseis. Correndo não poluímos, só queimamos Calorias!

                                                      CIDADANIA

Como o cidadão se relaciona com a  cidade? Pelas vias da cidade é possível um deslocamento ativo, não motorizado, realizado de forma mais prazerosa e saudável! A rua é um espaço de todos! É local de convívio e interação social! Acreditamos, sim, que há grandes oportunidades de transformação na cidade, sobretudo, relacionadas à infraestrutura, visando incentivar e estimular um estilo de vida mais ativo para os cidadãos. 

               HUMOR

   Quem corre é mais feliz. Quem corre lida melhor com uma cansativa rotina de trabalho! Quem corre tem mais energia e disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia!

Por outro lado, evidencia-se cada vez mais que o nosso espaço público é mal concebido e aproveitado. Então, quanto maior o número de praticantes da corridaamiga, melhor a infraestrutura e condições da nossa cidade: mais harmonia, mais respeito e mais cidadania. Assim, inspirando os outros a correr, todos ganham.

BENEFÍCIOS

bottom of page